07 novembro 2017

Desafio 2017 - A torre acima do véu, Roberta Spindler

Livro nacional

Lembro de ter encontrado o primeiro capitulo desse livro, sem querer, navegando em busca de livros distópicos na internet, e ... amei !!
Gostei mais ainda em saber que o livro é nacional, escrito por uma brasileira, perfeito!
Gosta de literatura distópica? Então vem comigo !

Editora - Giz Editorial
Páginas - 272
Gênero - Distopia 
Sinopse
"Quando uma densa e venenosa névoa surge misteriosamente, pânico e morte tomam conta do planeta. Os poucos sobreviventes se refugiam no topo dos mega edifícios e arranha-céus das megalópoles. 
Acuados, vivem uma nova era de privações e sob o ataque constante de seres assustadores, chamados apenas de sombras.Suas vidas logo passaram a depender da proteção da Torre, aquela que controla os armamentos e a tecnologia que restaram.Cinquenta anos se passam, na megacidade Rio-Aires, Beca vive do resgate de recursos há muito abandonados nos andares inferiores, junto com seu pai e seu irmão. A profissão, perigosa por natureza, torna-se ainda mais letal quando ela participa de uma negociação traiçoeira e se vê cada vez mais envolvida em perigos e segredos que ameaçam muito mais do que sua vida ou a de sua 
família."

Para o alto e avante 
Estava louca, alucinada para ler esse livro e finalmente consegui compra-lo, por míseros R$9,00 na Bienal em SP, porém, com a correia do dia a dia só conseguir ler agora. 
O livro retrata muito bem uma sociedade devastada com o "aparecimento" de uma névoa tóxica que mata ou transforma quem estrar em contato com ela. 
A história então é retrata no cotidiano dessas famílias que conseguiram subir na torre mais alta, do prédio mais alto para não se contaminarem ou ... morrem. 
Vemos o funcionamento de um estado comandado em um regime totalitário, a Torre coordena tudo, desde alimentos, comidas, remédios, armamentos ... e só os mais espertos ou que adquiriram poderem genéticos conseguem se sair ou melhor ou podem desfrutar de moradias e qualidades de vida melhores, se é que há alguma no contexto em que vivem. 




Temos Beca, personagem central da trama, que com sua mutação genética, decorrência do pouco contato que teve com a névoa, possui poderem acrobáticos fora do comum, o que lhe é muito útil pois é com eles que ela recolher objetos de grande valor nas partes mais próximas a superfície da névoa. 
O livro é rico em detalhes o nos faz querer ler de uma só vez, do começo ao fim. 
A autora inseriu personagens de peso e que trazem mais riqueza a trama. 
O final é simplesmente fantástico e chocante, deixou um gostinho de quero mais e uma dúvida, será que teremos uma continuação? 

Para quem gosta de distopias essa sem dúvida é uma das melhores que já li, super recomendo. 

Beijos e até mais !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu?
Dê seu comentário e contribua com suas histórias.
Beju !!