04 março 2017

Desafio 2017 - Eu sou Malala, Malala Yousafzai

- Livro de um ganhador do Nobel

Quando me deparei com este tópico pensei, putz, vai ser difícil. Existem milhares de ganhadores do Nobel com livros mais ricos que outros, porém , ao fazer uma breve pesquisa, encontrei esse, e vou te contar, gostei muito. 
Leiam, vocês não vãos e arrepender. 


Editora - Companhia das Lestras
Páginas - 360
Gênero - Biografia  

Sinopse
Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens.  A história de Malala renova a crença na capacidade de uma pessoa de inspirar e modificar o mundo.

A falsa PAZ

Me interesso mundo pela cultura e o modo de vida dos muçulmanos. Gosto de conhecer culturas diferentes e em se tratando de religião, essa curiosidade não poderia ser diferente. 
Tenho em casa o Alcorão e confesso que me surpreendi ao ler essa escritura sagrada e me livrei de diversos preconceitos ridículos que tinha até então. 
Escolhei esse livro pois me chamou muito a atenção e resolvi tentar. 

Sei o quanto alguns , que se dizem muçulmanos, são extremamente machistas e sexistas, e as guerras são disseminadas pelo simples fato de que essas pessoas distorcem o que diz o Alcorão - livro sagrado dos muçulmanos.  Nesse livro biográfico podemos ver até onde esse falso saber poderá chegar. 

Malala é uma menina real fiquei chocada ao ver o quando sua vida é simples e normal, como muitas jovens mulheres em todo mundo ... só que não. 
Por morar em um País com cultura muçulmana, apesar de viver em um paraíso isolado no Paquistão - Swat - um vale com ricas belezas naturais, ela se vê contaminada pelo ódio e pelo grupo extremista Talibã. 
Nessas indas e vindas, vemos o retrato claro de como a política e a religião se fundem em uma, pois de acordo com a interpretação do Talibã, as mulheres não podem frequentar as escolas e a unica coisa que Malala queria era estudar. Nossa jovem se vê em uma busca para que todas as mulheres possam a ter conhecimento e educação, mesmo que básicas, para alcançar voos maiores, do que ficar em casa cuidando do lar, fazendo comida e etc. Por isso, ela recebe um atentado, um tiro em seu rosto que faz com que sua causa seja ouvida e espalhada pelos quatro cantos do mundo. 
Hoje, apesar de passar por muitas dificuldade, Malala conseguiu o que queria, disseminar e exigir que todas as mulheres tenham o direito a educação e possam ser donas de seu próprio nariz. Esse sim é um bom exemplo de feminismo saudável e justo. 

Recomendo esse livro, mais que história real e um tapa na cara da sociedade que se diz feminista e busca o poder , essa sabe ser mulher de verdade. 


EXTRAS


                                                Documentário sobre Malala e o mundo no Talibã

Fundo Malala 

Clique aqui para saber mais 



Malala em seu discurso na ONU -  no dia de seu 16.º aniversário

Malala Yousafzai nasceu em 1997, no vale do Swat, Paquistão, e chamou a atenção do público ao escrever para a BBC Urdu a respeito da vida sob o Talibã. Em outubro de 2012, foi perseguida e atingida na cabeça por um tiro quando voltava da escola. Contrariamente às expectativas, sobreviveu e agora continua sua campanha por meio do Fundo Malala, uma organização sem fins lucrativos de apoio à educação de meninas em comunidades ao redor do mundo.

Bjinhuss e até mais !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu?
Dê seu comentário e contribua com suas histórias.
Beju !!